Conheça a história de "As Papeleiras"
Tereza Pires e Suzana Guerra descobriram as afinidades desde a época de estudantes na UnB no curso de Desenho Industrial, desde então começaram a trabalhavam juntas com design gráfico. A encadernação surgiu na vida das 2 amigas-sócias apenas mais tarde, em 2009, depois que Tereza participou de um workshop de encadernação com Helena Jansen. Nenhuma das duas sabia que dessa experiência incrível nasceria as papeleiras, mas a paixão pelo universo da encadernação foi imediata!Tereza aprendeu, ensinou Suzana e elas, juntas, fizeram vários cadernos! Estes lindos cadernos fizeram muito sucesso entre os amigos, e assim surgiram as primeiras encomendas. A produção agora exigia organização! Aqui, então, é criada as papeleiras. E um blog! Nosso primeiro.
Logo depois, por insistência, boa, das alunas de moda da papeleira Tereza, as papeleiras fizeram sua primeira oficina! Foi quando se apresentaram pela primeira vez como as papeleiras e foi quando ensinaram pela primeira vez também... Foi uma oficina muito especial, única.
Depois disso, as papeleiras não pararam de criar! Cadernos e álbuns de diferentes formatos, cores, técnicas de costura... Arte dentro do miolo, páginas totalmente personalizadas... Uma infinidade de possibilidades, sempre com muita criatividade e cor! Por enquanto eram duas papeleiras, mas em abril de 2010 o time recebeu o reforço da terceira papeleira; a ex-aluna apaixonada por papéis, Vanessa.
Em maio de 2010, foi comemorado aqui no blog a sua entrada. Renovar o blog com muitas e lindas fotos tiradas pela Sôra Lacerda foi uma grande diversão! Depois da Vanessa, muita coisa mudou para melhor: mais alegria! Mais criatividade! Mais produtos! Mais amor ao papel...! No dia 18 de julho é comemorado o "nascimento" d'as papeleiras. De lá para cá já são 2 anos de muita papelação!
E nesse tempo mais mestres ensinaram a arte da encadernação para as papeleiras: Rosa Guimarães da Zoopress (Niterói), Gabriela Irigoyen (Rio de Janeiro) e Claudio De Natale da Papelera Palermo (Buenos Aires).
Em maio de 2011 a Papeleira Suzana realizou o sonho de se tornar mãe e ficou uns meses fora de licença maternidade. Com essa grande mudança em sua vida pessoal, Suzana escolheu se dedicar exclusivamente ao seu grande-pequeno-lindo projeto de gente, o fofo José. Em novembro de 2011, saiu a querida e fundadora Suzana e as papeleiras voltaram a ser duas! E para renovar as energias e iniciar uma nova fase, mais uma mudança: Blog novo!
Atualizar a marca (acrescentando um coração), mudar a cor da identidade visual: laranja, desenhar padronagens com o coração d'as papeleiras, tirar novas fotos... Os planos não param por aí!... Quem são nossas alunas sabe o que a gente sempre repete: nós vamos dominar o mundo! ;)
Em abril de 2012 outro grande passo foi dado: nos mudamos do nosso primeiro Papeliê na asa norte e fomos para uma loja-ateliê no Sudoeste. Maior, mais lindo e agora aberto ao público. Um grande passo! Para que isso fosse possível, a papeleira Tereza saiu do seu emprego e passou a se dedicar exclusivamente as papeleiras. Colocamos a mão na massa, literalmente, e a Tereza e Vanessa deixaram de ser papeleiras por um mês e viraram "peõas" rs... Inventamos ter uma parede de cobogó laranja, mas não sabíamos que ninguém ía querer pintar... Conclusão, sobrou pra gente: pintamos a parede de Cobogó. E muitas mãos depois, ela ficou assim:
E nossa nova loja-ateliê foi mais um grande sonho realizado, com mais espaço para receber mais e mais pessoas especiais. Muita felicidade junta!!! :) Para eternizar esse momento, fizemos uma tatuagem do nosso símbolo, o coração em nossas mãos.
Nossa história é amor. A história das papeleiras é amor. Nosso negócio é amor. Muito amor. Amor ao papel...
Fonte: www.aspapeleiras.com.br
Parabéns! Um abraço! Pedro Ribeiro
ResponderExcluir