Conheça a história de Lu Gastal


Já imaginou transformar os seus sonhos em negócio? Inviável? Depende.
Sou exemplo de que é possível fazer o que se gosta e, com dedicação, qualificação e estratégia, ter sucesso. Há quase quatro anos tomei coragem, deixei a advocacia de lado e resolvi trabalhar com algo que me trouxesse mais felicidade.
Anos antes, eu havia criado um blog para compartilhar a minha paixão pelo artesanato. Acabei envolvendo centenas de artesãs e aspirantes ao empreendedorismo. Mesmo sem planejar, o meu nome já era uma marca no mercado. Foi então que, em 2010, graças ao apoio incondicional do meu marido, Cláudio Gastal, consultor empresarial da área de gestão, transformei meu hobby em negócio formal.  
Acreditar e persistir foram fatores decisivos. Eu aspirava a algo que fugisse do comum. Estudei o mercado, analisei concorrentes e tracei um plano de ação. O negócio nasceu em um pequeno sobrado na Rua Eudoro Berlinck, em Porto Alegre, mas nunca foi um local de venda de tecidos, tampouco um ateliê de costura. O nosso espaço reúne design, criações artesanais, matéria-prima, presentes, cursos de capacitação, deslumbramento e brilho no olhar.
Mas é claro que nem tudo são flores. O controle do tempo foi o meu maior como mulher, mãe e empreendedora. Como em qualquer negócio, para prosperarmos, necessitamos de muita dedicação. Tive que criar processos e aprender sobre gestão. O primeiro alinhavo foi formular a nossa Missão: despertar emoções através criativa e de ideias inovadoras. 
Logo em seguida foi a hora de costurar os Valores do negócio: inovação, criatividade, encantamento, atender com carinho, trabalhar com amor, ética e respeito. Prendê-los à rotina e às ações do negócio foi o próximo passo. Nesses anos procuro analisar os problemas e buscar oportunidades de amadurecimento. Entendo que ao avaliarmos os resultados, geramos inquietações, afastamos sentimentos de comodidade e planejamos as próximas ações.
Nossa Visão é desafiante: expandir a marca Lu Gastal, tornando-a referência no mercado criativo artesanal. Atualmente, o blog Lu Gastal recebe mais de 80 mil visitas por mês. Lá compartilho experiências, dificuldades e aprendizados em textos de linguagem fácil e fotos de boa qualidade. Também assino mensalmente colunas sobre gestão de pequenos negócios em dois sites de artesanato/ empreendedorismo (Elo 7 e Vila Mulher- Portal Terra) e integro a equipe de apresentadores do programa "Tudo Artesanal", veiculado em rede nacional, em que ensino técnicas e dicas de costura e empreendedorismo.
Acredito que a aproximação do público é uma ação que agrega excelentes ideias e expande negócios. A participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, por exemplo, possibilitou que a nossa marca esteja à venda em 27 lojas brasileiras e uma uruguaia. Além disso, em 2012 o "Patch encontro lugastal", aulas de costura realizadas em capitais brasileiras, por meio do qual já capacitamos mais de mil alunas.
Somado a isso e para solidificar mais ainda a marca nacionalmente, em 2013 lançamos no mercado têxtil quatro coleções de tecido lugastal para Fernando Maluhy, empresa líder de mercado na produção têxtil para moda e patchwork que atua no mercado à 46 anos.
Hoje, a marca lugastal é uma referência no mercado artesanal, e os posts sobre gestão em pequenos negócios são lidos no Brasil e em vários países da América e Europa. Mas não estou só. Mantenho uma equipe de cinco colaboradoras diretas e 19 indiretas, engajadas na Missão de encantar e despertar emoções.
Neste ano, fui uma das 11 finalistas do Prêmio Mulher SEBRAE de Negócios RS e divido essa homenagem com o meu time e com os nossos seguidores e clientes. 
Ainda temos muito a fazer. Os desafios são constantes. Mas quando trabalhamos com o que gostamos, a energia é maior, nos tornamos ainda mais fortes, temos brilho no olhar e os resultados são consequência. 


Um comentário:

  1. Gostei muito da postagem sobre a Lu Gastal. Por isso, me chamou a atenção alguns erros na redação do texto. Sugiro uma revisão mais apurada, pois a história é muito bacana.

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