Sutaco


 A Sutaco – Superintendêncio do Trabalho Artesanal nas Comunidades, é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, por meio do Decreto nº 6.347, de 26 de junho de 1975, e lhe foi atribuída a responsabilidade social de oferecer oportunidades de geração de emprego e renda aos artesãos. Deste modo, também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista promovendo o desenvolvimento regional no contexto do mundo globalizado.
Atento à necessidade de preservação do artesanato nacional e, por considerar o artesanato uma atividade econômica lucrativa para o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior criou o PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, do qual a Sutaco é coordenadora no território paulista, tendo como principal objetivo valorizar o artesanato e implementar ações de desenvolvimento sustentável para o setor.

Serviços que a Sutaco oferece 

Aos artesãos cadastrados, a Sutaco oferece alguns serviços de apoio, confira:

Comercialização
Cursos
Exportação
Microcrédito
Nota fiscal
Orientação jurídica

Como se cadastrar

Para obter a carteirinha que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão demonstra seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação.

O primeiro passo é:

Se você mora na capital:
Agendar dia e horário para comparecer à sede da Sutaco para entrevista e avaliação do artesanato produzido.

Obs: O agendamento não garante que o artesão será cadastrado; a avaliação da Comissão Técnica será decisiva para a efetivação do seu cadastro.

Seção de Cadastro
Tel.: (11) 3241-7334/7342
cadastro@sutaco.sp.gov.br

Se você mora no litoral ou interior:
Alguns municípios do Estado tem postos de atendimento da Sutaco. Confira a relação dos Municípios Cooperados clique aqui e informe-se sobre os dias e horários para agendar seu cadastramento.

Segundo passo é:

O Artesão deverá comparecer pessoalmente
à entrevista trazendo:

• Carteira de Identidade - original e xerox;
• CPF - original e xerox;
• Comprovante de residência (conta de luz,
de telefone ou envelope dos Correios
com carimbo) – xerox;
• 1 (uma) fotografia 2x2 ou 3x4 colorida, atual
e sem uso.

Nesta mesma ocasião será feito o teste de confecção e a avaliação do artesanato. Portanto, o artesão deverá trazer também:

No mínimo, 3 (três) trabalhos de cada técnica que queira cadastrar e o material necessário para se confeccionar 1 (uma) peça de cada técnica para o teste. Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, deve-se trazer peças em três fases diferentes do processo de confecção, ou seja: uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. Contudo, o artesão deverá completar uma das fases na presença da Comissão Técnica, preferencialmente.

Obs.: A Comissão Técnica da Sutaco se reserva o direito de solicitar uma visita técnica ao local de trabalho do artesão.

No litoral e interior, a emissão da Carteira pode demorar alguns dias.
A emissão é gratuita, não cabendo a cobrança de nenhuma taxa.
O artesão que pretende comercializar seu produto por intermédio da Sutaco pode se informar sobre os procedimentos clicando aqui.

Para conhecer mais sobre a Sutaco acesse o Site Institucional da Sutaco

Fonte: Blog da Sutaco

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